terça-feira, 13 de novembro de 2012


Fotógrafo perde concurso por ter usado Photoshop





 
O vencedor do sexto concurso “Fotógrafo de Paisagem do Ano”, o britânico David Byrne, deu adeus ao prêmio de cerca de 30 mil reais após a organização confirmar que ele alterou, através de Photoshop, a composição da foto batizada “Barcos de Lindisfarne”.



Por: Alexsandro Rafael

O Photoshop é um editor de imagens que auxilia muitos profissionais na concepção de seus trabalhos, garantido um resultado desejado. É o caso, por exemplo, de fotógrafos que recorrem ao “santo editor” para corrigir a ausência ou excesso de luz em suas imagens. O problema é que as regras do concurso não permitiam o uso do software na manipulação das fotos concorrentes. Ou seja, dependeriam única e exclusivamente do talento do fotógrafo.

Byrne chegou a dizer que sua vitória foi “coisa de outro mundo” - do mundo digital – obviamente. E foi mesmo! Pouco tempo depois teve que passar o prêmio ao Simon Butterworth, que competiu com uma imagem de um antigo conjunto habitacional decadente em Glasgow, Escócia.

Segundo os organizadores, os jurados não encontraram nenhuma irregularidade nas informações enviadas sobre a câmera usada para tirar a foto, afastando assim, a possibilidades de manipulações. Muitos blogs de fotógrafos apontavam que David havia manipulado a foto indevidamente. A posição das sombras dos barcos em relação ao sol e a ausência de vegetação em algumas partes foram bastante criticadas.

O fundador do concurso Charlie Waite disse à BBC Brasil que “novos exames e conversas com o autor” resultaram na desqualificação do candidato. O que não vai deixá-lo mal na foto. Uma vez que os organizadores imprimiram o livro com as melhores fotos do ano ainda com o antigo vencedor.

Enquanto a categoria “Clasic View”, escolhida por Byrne, não permite o uso do Photoshop, na “Your View” o editor é permitido na composição do trabalho. Agora é aguardar mais rigor no processo de exames das fotografias para o concurso de 2013. As melhores fotos do concurso estão expostas no National Theatre, em Londres, entre 12 de novembro e 12 de dezembro.





Acessos