quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A beleza do ser




Projeto provocativo de fotógrafo apresenta mulheres com obesidade mórbida em poses pra lá de sensuais. Uma das propostas do Full Beauty Project é protestar contra a discriminação

Fotos: Yossi Loloi
Por Alexsandro Rafael

 Vivemos em uma sociedade onde cultuar a beleza física é uma prática, digamos que, sagrada. Muitos homens e mulheres são capazes de ir aos extremos para conseguir alcançar os padrões estéticos aceitáveis pelo mundo atual, que vão desde academias, passando por cirurgias plásticas, e chegando até a lipoaspiração – processo cirúrgico que, nos últimos tempos, vem causando a morte de muitas pessoas.
Não que seja um erro buscar manter o corpo no padrão desejado. Porém, é necessário você se perguntar antes se estará fazendo isso porque quer se sentir bem interiormente – ou por questões de saúde -, ou quer simplesmente ser aceito por um sistema que cultiva a embalagem e não o conteúdo.
 No fim do ano passado, um trabalho do fotógrafo Yossi Loloi chamou a atenção das pessoas para este tema ao fotografar mulheres que sofrem de obesidade mórbida – ou seja, que estavam fora dos padrões de beleza. “Eu queria mostrar que a beleza não é propriedade de pessoas magras. Para este fim, o projeto teve que ser provocativo, mas ao mesmo tempo confortável, por isso eu foquei na feminilidade das mulheres como uma forma de protesto contra a discriminação”, disse Yossi em entrevista ao jornal The Sun.
 O Full Beauty Project apresenta mulheres com obesidade mórbida – e que estão fora dos holofotes da mídia - em poses pra lá de sensuais. Para isso, é importante separar a proposta do fotógrafo de qualquer comentário que trate do tema saúde. Uma vez que as mulheres que foram fotografadas têm entre 190 kg e 300 kg. “Eu estava mais interessado em mostrar essas mulheres como uma representação e não necessariamente como quem elas são na vida real. Para mim eles são humanos”, complementou.
 À parte de qualquer polêmica que - de repente – tenha sido feita em torno do trabalho, as fotos ficaram lindas! “Estou tentando ressaltar que todos nós temos o direito de ser apreciados do jeito que somos e que não deve haver nenhuma ditadura do gosto”. São ações como esta que incentivam de maneira positiva a autoestima de pessoas com problemas de obesidade mórbida.






Acessos