sábado, 27 de abril de 2013

Sem limites pra sonhar





Cadeira de rodas não impede garoto de realizar seus sonhos. Com ajuda de fotógrafo, ele dá asas à imaginação



Fotos: Matej Peljhan

Por Alexsandro Rafael



Luka, um garoto de 12 anos, tem distrofia muscular. Uma doença degenerativa que tem, como um dos sintomas, a atrofia e fraqueza progressiva dos músculos. Por este motivo seus movimentos são limitados, o que faz com que ele viva numa cadeira de rodas. Porém, isso não o impede de sonhar com bolas, skates – afinal, que criança não gosta de brincar e praticar esportes? -, e “de se ver em uma foto, andando por aí e fazendo todos os tipos de travessuras”, como disse ao fotógrafo e psicólogo especializado em terapia fotográfica Matej Peljhan.

Matej resolveu realizar um ensaio fotográfico, baseado na história de Luka, digno do mais eloquente elogio pela sua capacidade de humanizar o projeto. Batizado de "Le Petit Prince" - Pequeno Príncipe, em português - e que faz alusão ao livro do francês Antoine de Saint-Exupéry -, o fotógrafo utilizou-se do dom criativo e de sua experiência profissional para fazer com que Luka realizasse sonhos tão simples para outros garotos, mas tão distantes de sua realidade.

O fotógrafo criou um cenário em que, posicionando Luka da maneira desejada e fotografando no ângulo certo, é possível observar o garoto jogando basquete, subindo escadas, andando de skates, por exemplo. Uma prova de que, além do aprendizado técnico que qualquer profissão exige e de criatividade para realizar um bom ou excelente trabalho, é preciso ter sensibilidade, que humaniza, antes de tudo, o próprio profissional.










Veja mais em:

Acessos